Como funciona a Calculadora de batalha é ainda um grande mistério no Imperia Online. Muito poucas pessoas podem explicar a mecânica de uma batalha que depende muito algo chamado densidade das partes combatentes. O que significa: se você ataca alguém com 2000 soldados - eles são distribuídos em várias "partes,"equipes"ou"unidades", chamem-lhe o que quiserem. Mas como exactamente e quantos soldados estão em cada unidade? A batalha depende muito sobre o assunto mas poucas pessoas sabem disso.
É por isso que, para o esclarecimento da comunidade br/pt estou a fazer a tradução deste post do Skeletan, reconhecidamente um dos melhores jogadores do Imperia Online. Você pode encontrar o original aqui:
https://www4.imperiaonline.org/forums/bg/index.php?topic=15435.0A densidade das unidades de combate é determinada apenas no início de cada batalha e os seguintes princípios são seguidos:
1. Mínimo número de unidades é 50.
2. A unidade consiste nos soldados do mesmo tipo.
3. O tamanho das unidades é determinado pelo número total de soldados, consecutivamente dividido por cada membro da seguinte ordem dos números reais até que seja alcançado um resultado que é menos de 100.
4. Nem todas as unidades têm o mesmo número de soldados. A última unidade com o mesmo tipo de soldados pode ser incompleto.
Exemplo 1:
Lanceiros = 441;
Arqueiros = 58
Determinação do número total de soldados = 499
divisão por 1 = 499> 100, por conseguinte, o tamanho da unidade de combate é maior que 1 soldado
divisão por 2 = 249.5> 100, por conseguinte, tamanho da unidade de combate é maior que 2 soldados
................
........................
divisão por 5 = 99,8 <100, por conseguinte, o tamanho da unidade é de 5 soldados
Formação das unidades de combate:
441:5 = 88.2 (88 unidades combatentes com 5 lanceiros cada e 0.2 * 5 = 1 lanceiro na última unidade de lanceiros, que todos juntos dá 89 unidades de lanceiros)
58:5 = 11,6 (11 unidades combatentes com 5 arqueiros cada e 0,6 * 5 = 3 arqueiros na última unidade de arqueiros, que todos juntos dá 12 unidades de arqueiros)
Número total de unidades de combate: 89 + 12 = 101
Exemplo 2:
Lanceiros = 441;
Arqueiros = 59;
Determinação do número total de soldados = 500
divisão por 1 = 500> 100, por conseguinte, o tamanho da unidade de combate é maior que 1 soldado
divisão por 2 = 250.0> 100, por conseguinte, tamanho da unidade de combate é maior que 2 soldados
................
........................
divisão por 5 = 100 = 100, por conseguinte, tamanho da unidade de combate é maior que 5 soldados
divisão por 6 = 83.3 <100, por conseguinte, tamanho da unidade de combate é de 6 soldados
Formação das unidades de combate:
441:6 = 73.5 (73 unidades combatentes com 6 lanceiros cada e 0,5 * 6 = 3 lanceiros na ultima unidade de lanceiros, todos juntos dá 74 unidades de lanceiros)
59:6 = 9.83 (9 unidades combatentes com 6 arqueiros cada e 0.83 * 6 = 5 arqueiros na ultima unidade de arqueiros, todos juntos dá 10 unidades de arqueiros)
Número total de unidades de combate: 74 + 10 = 84
Cada unidade recebe um número consecutivo. Baseado num princípio aleatório, cada unidade de combate luta durante a batalha contra outra unidade de combatentes inimiga durante cada ronda. Quando o número de unidades não é a mesma que a do inimigo, uma unidade pode participar várias vezes na batalha (do exército que tem menos unidades de combate). O objectivo é, que todas as unidades de participarem, pelo menos, uma vez. Se o exército do jogador 1 tem apenas 10 unidades e o exército do jogador 2 tem 50 unidades, então, na primeira parte da ronda, essas 10 unidades irão lutar contra 10 unidades inimigas escolhidas aleatoriamente. Depois disso as mesmas 10 unidades serão colocadas contra outras 10 das unidades do exército inimigo. Desta forma, esses 10 unidades participará 5 vezes em cada batalha.
Se as unidades de combate de jogador 1 são 10 e as unidades de jogador 2 são 11, então baseado num princípio aleatório, 10 unidades lutam com 10 unidades das tropas inimigas. Depois, uma vez mais, 1 unidade é escolhida aleatoriamente, para lutar contra a última 1 unidade do inimigo, que não ainda não tomou parte na batalha.
Se o jogador 1 tem 10 unidades de combate, e o jogador 2 tem 12, em seguida, baseado em um princípio aleatório essas 10 unidades lutar com 10 das unidades inimigas. Depois disso, 1 unidade dessas 10 unidades é escolhida aleatoriamente para lutar contra a décima primeira unidade do inimigo. Depois disso novamente, mais uma vez, 1 unidade aleatoriamente é escolhida para lutar contra a décima segunda unidade do inimigo, mas não é a mesma unidade que tenha já ido para a batalha pela segunda vez contra a décima primeira unidade inimiga.
Porque os diferentes tipos de soldados têm bónus diferentes, o princípio aleatório de escolha de unidades de batalha podem conduzir a resultados diferentes na final na batalha, apesar do exército de início ser o mesmo...
Traduzido do post inglês feito pela isolde.